Desde sua fundação, a empresa foi responsável pela finalização sonora de mais de duas centenas de filmes de longas–metragens e quantidade substancialmente maior de médias e curtas–metragens, além de programas e séries para TV.
O Estúdio JLS, nome fantasia da JLS Facilidades Sonoras, foi fundado em junho de 1993 por José Luiz Sasso e Denyse Bonás Sasso.
É uma das principais empresas de finalização sonora de filmes do Brasil e tem como seu Diretor, José Luiz Sasso, um profissional com mais de 45 anos de experiência em áudio para cinema, o que o coloca em paralelo com parte da própria história da evolução técnica e criativa do som no Cinema Brasileiro.
O Estúdio JLS tornou–se rapidamente uma referência respeitada no mercado de áudio cinematográfico brasileiro e no exterior.
Localizado no Bairro da Lapa, na Cidade de São Paulo, a empresa é credenciada pela Dolby Laboratories, oferece estacionamento no local, Internet de alta velocidade, três estúdios de mixagem que atendem os formatos 5.1 (Dolby Digital ou Standard) , 6.1 (Dolby Digital ou Standard), 7.1 para cinema digital, além do tradicional sistema estereofônico em dois canais.
José Luiz Sasso iniciou a carreira cinematográfica em 1968, como projecionista dos estúdios de dublagem da extinta Arte Industrial Cinematográfica – AIC São Paulo. Em dois meses foi promovido pelo Engenheiro–Chefe do estúdio para ocupar o cargo técnico auxiliar no Departamento de Manutenção Eletrônica e aprendiz de mixagem. No início de 1970, passou a atuar como Mixador Assistente.
Seus esforços e dedicação foram acompanhados de perto pelo dono do estúdio, Sr. Mario Audrá Jr., e pelo Engenheiro–Chefe Sr. Carlos Foscolo. Com isso, logo se tornou Mixador de Filmes e Chefe do Departamento dos Técnicos de Som.
Em 1972 foi convidado por Roberto Miller e Felix Aidar para trabalhar no Departamento de Cinema da TV Cultura de São Paulo como Mixador e Montador de Filmes. Lá recebeu também a incumbência de orientar os alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (área de TV) que começavam suas vidas profissionais como estagiários.
Em abril de 1976, foi convidado por Michael Stoll, dono dos Estúdios Álamo, para trabalhar como Técnico Operador de Mixagens e Editor Geral de Filmes. Novamente sua dedicação e conhecimentos o levaram para o cargo de Gerente Técnico do estúdio. Lá, juntamente com Renato Curi – Técnico de Manutenção, desenvolveu e aplicou novas técnicas e procedimentos para gravação do áudio em filmes brasileiros.
Em 1987, José Luiz Sasso tornou–se oficialmente o primeiro técnico credenciado pela Dolby Laboratories (Inglaterra) para mixar filmes com som Dolby Stereo™ em toda a América Latina, assim como o Estúdio Álamo se tornou a primeira empresa credenciada na mesma categoria.
Em 1993, após 17 anos de serviços prestados no Estúdio Álamo, José Luiz Sasso fundou a JLS Facilidades Sonoras, empresa voltada especificamente para atender o cinema brasileiro na prestação de serviços de gravações, sonorizações e mixagens de filmes e vídeos de curtas, médias e longas–metragens.
Em atividades paralelas à sua principal, foi convidado em 1992 por Francisco Lucas e Luiz Gonzaga de Lucca (Empresa Cinematográfica Sul), para atuar como consultor técnico na compra de novos equipamentos de projeção, assim como em acústica para os projetos de reforma e construção de 14 salas de cinema. A saber: Cine Bristol, Cine Liberty, Cine Arte, Cines Butantã 1, 2 e 3, Osasco 1, 2 e 3, São Paulo Market–Place 1, 2, e 3 e Iguatemi 1 e 2.
Em 1993, José Luiz Sasso foi admitido por concurso como Professor Colaborador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para a cadeira de Som em Cinema e Vídeo. Pediu seu desligamento do quadro de professores no final de 1997, quando já não lhe era mais possível dar aulas e ao mesmo tempo gerenciar sua empresa.
José Luiz Sasso sempre participou e participa de debates, simpósios e reuniões em que o tema abordado é o som, sua estética e técnicas.
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A JLS investe em equipamentos de ultima geração utilizando computadores Apple, software e hardware da Avid, alem de processadores de audio Dolby, caixas acusticas JBL, amplificadores Crown e telas NorthView. Estamos em constante processo de atualização para acompanhar as novas tecnologias.
Dimensões:
Comprimento 13,50 m / Largura 8.00 m / Altura 6.00 m
Tela: Strong MDI Northview: Largura 7.40 M / Altura 4.00 M (Micro Perforation)
Equipamentos:
IDEAL PARA:
Mixagens de produções com som Dolby Digital nos formatos 5.1 / 2.0 Lt&Rt e Dolby Surround EX (Dolby 6.1)
Mixagens de produções com Imagem Digital (DCP) nos formatos 5.1 , 6.1 e 7.1
Mixagem de produções com Projeção Eletrônica (através de vídeo) no formato 5.1
Verificação de mixagens (Check Mix) em todos os formatos descritos anteriormente.
Masterização Dolby - Print Master Dolby nos formatos 5.1 / 2.0 Lt&Rt e Dolby Surround EX
Mixagem de Trilhas Musicais
Projeção para avaliação de montagem de produções de longas, médias e curtas-metragens.
Dimensões:
Comprimento 7,50 m / Largura 4,75 m / Altura 3,75 m
Tela: Strong MDI Northview: Largura 4,00 M / Altura 2,20 M (Micro Perforation)
Equipamentos:
IDEAL PARA:
Mixagens de produções com som Dolby Digital nos formatos 5.1 / 2.0 Lt&Rt
Mixagens de produções com Imagem Digital (DCP) nos formatos 5.1
Mixagem de produções com Projeção Eletrônica (através de vídeo) no formato 5.1
Mixagem de produções para TV
Verificação de mixagens (Check Mix) em todos os formatos descritos anteriormente.
Mixagem de Trilhas Musicais
Projeção para avaliação de montagem de produções de longa, média e curta-metragens
Dimensões:
Comprimento 6,50 m / Largura 3,70 m / Altura 2,85 m
Tela: Strong MDI Northview: Largura 3,50 M / Altura 1,90 M (Micro Perforation)
Equipamentos:
IDEAL PARA:
Mixagens de produções com som Dolby Digital nos formatos 5.1 / 2.0 Lt&Rt
Mixagens de produções com Imagem Digital (DCP) nos formatos 5.1
Mixagem de produções com Projeção Eletrônica (através de vídeo) no formato 5.1
Mixagem de produções para TV
Mixagem de Trilhas Musicais
Mixagens de filmes, vídeos e produções em DCP de curtas, médias e longas–metragens com som Dolby Digital 5.1, Dolby Digital Surround EX (Som 6.1), som Digital 5.1 Standard, como também mixagens no formato 7.1 e mixagens de séries e programas para TV de forma geral.
Check Mix de filmes, vídeos e produções em DCP de curtas, médias e longas–metragens
Transferências e conversões de áudio entre mídias digitais e analógicas, assim como fitas DAT e Hi8 de Áudio ou outras mídias como DVDs, CDs de Dados, Áudio CDs, DVDs de Dados, etc.
Desde junho de 2004, o Estúdio JLS realiza os trabalhos de restauração e remasterização de som de filmes brasileiros. Nesse período já passaram por seus equipamentos os seguintes títulos:
Entre tantos outros títulos.
Equipamentos utilizados:
Mixagem de trilhas musicais com som 5.1 / 6.1 e 7.1
194 filmes
José Joffily | IMDb
Leila Ypólito | IMDb
Jean & Pierre Dutilleux | FRANÇA | IMDb
João Nuno Pinto | IMDb
Lina Chamie | IMDb
Sandra Werneck | IMDb
Sérgio Silva | IMDb
Ana Luiza Azevedo | IMDb
José Walter Lima |
Hermano Penna | IMDb
João Guerra | IMDb
Roberto Santucci | IMDb
Roberto Santucci | IMDb
Tata Amaral | IMDb
Frederico Pinto e José Maia | IMDb
Márcio Cavalcante |
Lírio Ferreira & Paulo Caldas | IMDb
Roberto Santucci | IMDb
Marcelo Galvão | IMDb
Carlos Reichenbach | IMDb
206 filmes
José Roberto Torero | IMDb
Ronald Palatnik | IMDb
Augusto Canani | IMDb
Augusto Canani | IMDb
Jorge Furtado | IMDb
Guillaume Canet | IMDb
Luis Carlos Soares | IMDb
Lola Ovando | IMDb
Paolo Gregori | IMDb
Vera Brunner-Sung | IMDb
Federico Weingartshofer | IMDb
Júlia Pacheco Jordão | IMDb
Rodrigo Grota | IMDb
273 filmes
Reinaldo Volpato | IMDb
Paulo Thiago | IMDb
Bruno Barreto | IMDb
Carlos Reichenbach | IMDb
Jean–Pierre Dutilleux | França | IMDb
Alfredo Sternheim | IMDb
Walter Hugo Khouri | IMDb
Walter Hugo Khouri | IMDb
Sandra Werneck | IMDb
Sérgio Silva | IMDb
Alexandre Boury e Marcelo Travesso | IMDb
Wilson Barros | IMDb
Carlos Reichembach | IMDb
José Walter Lima |
Chico de Paula |
Leila Ypólito | IMDb
Dijalma Batista | IMDb
Fauze Mansur | IMDb
Fauze Mansur | IMDb
Tata Amaral | IMDb